BATISMO: O Sacramento da iniciação cristã. O primeiro de sete adotados pela Igreja Católica: batismo, confirmação do batismo (ou crisma), confissão (ou penitência), eucaristia (sacramento da comunhão), ordem (ministro ordenado), matrimônio e unção dos enfermos. O BATISMO é o sacramento da vida cristã. Revestidos pelo espírito Santo, somos revestidos de Cristo, e passamos a ser chamados de Filhos de Deus, sendo assim nascidos para uma vida nova. BATISMO é sério: é compromisso de pais e padrinhos para o engajamento da criança/adulto na vida cristã, de missão, seguimento e evangelização da Palavra de Deus. Somos confirmados, pela graça do Batismo, templos vivos do Espírito Santo de Deus por intermédio de Jesus Cristo.

ORIENTAÇÕES

O BATISMO É REALIZADO NO PRIMEIRO DOMINGO DO MÊS APÓS A MISSA DAS 10 HORAS NO SANTUÁRIO DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

Apresentamos, a seguir, as orientações e os procedimentos para o Batismo em nossa paróquia.

l - PREPARAÇÃO PARA OS PAIS E PADRINHOS

a) - Os pais devem pedir o Batismo para seus filhos na Paróquia onde residem. Nela também deve acontecer, preferencialmente, a preparação deles (pais) e dos padrinhos.

b) - Essa etapa preparatória, em nossa Paróquia, acontece uma vez por mês, sendo na última quinta-feira que antecede  o batizado às 19 horas no salão paroquial.

c) - Se você não é nosso paroquiano mas deseja apresentar seu filho (a) para o Batismo em nossa Comunidade paroquial, proceda da seguinte maneira: participe do encontro preparatório (Curso de Batismo) em sua Paróquia e peça a transferência para a Paróquia de Santo Antônio de Tiradentes. Assim será preservada a ligação com a família paroquial na qual seu filho será educado na Fé.

d) - Se por algum motivo você não puder participar do encontro preparatório em sua Comunidade paroquial, nós o acolheremos mediante autorização do seu Pároco.

e) - Ao final do encontro preparatório, pais e padrinhos receberão um comprovante de participação .